terça-feira, 23 de dezembro de 2008

domingo, 21 de dezembro de 2008

Work Your Soul: Jamaican 60s & Northern 1966-74 (Trojan Records, 2003)


Ter duas coisas tão boas reunidas numa só é uma delícia e é isso que você escuta em Work Your Soul: Jamaican 60s & Northern 1966-74. Não é todo dia que você encontra um disco que reúne artistas jamaicanos cantando soul, seja em temas mais calmos ou na batida agitada do Northern Soul. Aqui temos o lado soul mais aflorado de gente como Desmond Dekker, Laureal Aitken e Darrick Harriott. A coletânea foi lançada pela Trojan em 2003 e reúne 24 gemas para fazer a alegria de fanáticos por soul e música jamaicana.

Tracklist

1. Where Is The Love - Glen Miller

2. I Feel So Bad - Jackie Edwards

3. Help Yourself - Jimmy James And The Vagabonds

4. Work Your Soul - Tommy McCook And The Supersonics

5. Mini Skirt And Go Go Boots - Lloyd And Glen

6. Make Me Yours - Phyllis Dillon

7. The Hoop - Errol Dixon

8. Ive Got The Blues - Desmond Dekker And The Aces

9. Lets Dance - Jimmy Cliff

10. Girl Ive Got A Date (Soul Version) - Alton Ellis And The Fla

11. Here Comes That Feeling (AKA That Lonely Feeling) - The Gayl

12. Do It Right (Soul Version) - The Three Tops

13. Come On Home - Jackie Edwards

14. Never You Hurt - Laurel Aitken And The Soulmen

15. I Want To Know - Sugar Simone

16. Help Me - Owen Gray

17. This Heart Of Mine - Jimmy James And The Vagabonds

18. Mama Dont Lie - Derrick Harriott

19. Mellow Moonlight - Roy Docker

20. King Without A Throne - Sugar Simone

21. One Monkey Dont Stop No Show - The Marvels

22. I Dont Want - Errol Dixon

23. Leave It In The Hands Of Love - Phyllis Dillon

24. Baby Be My Girl - Eddie Thornton Outfit



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terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Moonstomp & Young Birds Fly

Moonstomp
directed by Michaell Korell, 1996





Young Birds Fly
directed by Leonardo Flores, 2006





Moonstomp & Young Birds Fly

Essas são duas singelas homenagens a duas subculturas, o skinhead e o mod, que surgiram ainda nos anos 60 e de uma maneira ou outra estiveram ligadas a música jamaicana. Ambas partilhavam o mesmo gosto tanto pela soul music norte-americana, como pela música jamaicana, seja ska, roksteady ou reggae.

Moonstomp é um curta lançado em 1996 e mostra um rude boy e um skinhead em seu curto enredo, podendo pegar despercebido quem espera uma típica cena de violência racial. Destaque para as músicas de fundo.

Young Birds Fly se centra na cultura mod e na vida de três jovens garotas. Ao que parece o filme aguarda lançamento. Leia resenha aqui no Crop nº 1


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Rei dos Reis

Rei dos Reis
Toni Face


Desmond Dacres, nasceu em 16 de julho de 1942 em Kingston, Jamaica, passou grande parte de sua juventude num orfanato em St. Thomas antes de voltar a Kingston, onde trabalhou como soldador. Seus colegas de trabalho insistiram várias vezes para que ele busca-se uma audição com algum produtor que lhe pudesse dar uma oportunidade como cantor. Em seguida um conhecido arrumou uma audição com Leslie Cong. Em 1963 o rebatizado Desmond Dekker gravou seu primeiro single, intitulado Honor Your Father and Mother, que foi editado na Inglaterra pela gravadora Tresure Island de Chris Blackwell.

Neste período Desmond se uniu aos The Aces, com os quais obteve um enorme sucesso na Jamaica na segunda metade dos anos 60, chegando a conquistar vinte posições como nº1 nas listas de sucesso. Quando chegou a época do Rocksteady em 1966, arrasou com seu tema 007(Shantytown), inspirado em James Bond, sendo um sucesso no Reino Unido: uma infecciosa articulação rítmica do rueiro rude boy, que foi um presságio do sucesso internacional que desfrutaria pouco tempo depois.

Em 1967 ficou em segundo lugar no jamaicano Festival da Canção com o tema Unity e continuou tendo sucessos nº 1 como Hey Gradma, Music Like Dirty, Rudi Got Soul, Rude Boy Train e Sabotage.

Já em 1969 conseguiu sucesso internacional com Israelites. "Get up in the morning, slaving for bread, sir, so that every mouth can be fed", cantada em patois jamaicano confundiu toda à audiência pop nos dois lados do Atlântico. Israelites havia sido um sucesso no ano anterior em clubes dedicados a música jamaicana e em 1969 se tornou a primeira canção reggae da história a obter um nº 1 nas listas inglesas. Também entrou no top 10 dos E.U.A, um país que sempre se mostrou reacionário à música jamaicana.
O próximo sucesso seria It Mek, gravado um ano antes como A It Mek, um tema inspirado em sua irmã Elaine que depois de um acidente doméstico chorou "like ice water". Dekker aproveitava, adaptando suas observações diárias em linhas afiadas e incisivas.

Os sucessos se sucediam, assim como as turnês pela Inglaterra, sendo o artista de reggae mais importante até a chegada de Bob Marley.

Durante a 2-Tone Ska/Mod Revival, gravou Black and Decker, não chegando a repetir o sucesso da década anterior, tentando novamente com Compass Point.


Em 1984 os tribunais lhe declararam arruinado e sem jeito de obter dinheiro de seu antigo empresário. Esses foram duros momentos para alguém que havia tocado as estrelas.

Seguiu fazendo turnês, apoiado por Delroy Williams, que era seu empresário na época e em 1993 grava King of Kings com The Specials, para a Trojan.

Sua inconfundível voz em falsete é o cartão de visita de uma das mais memoráveis estrelas jamaicanas, o pioneiro que fez do reggae um ritmo conhecido internacionalmente.






Fonte: LIQUIDATOR, nº 3, 2000, Madrid, Espanha. Tradução Raphael Cruz.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Breve Histórico da Música Jamaicana



Breve Histórico da Música Jamaicana
Bergson Henrique e Raphael Cruz

A história musical jamaicana se baseia em ritmos populares como o Mento, que é um dos ritmos genuinamente jamaicanos, juntamente com outros ritmos caribenhos como o Calypso (de Trinidad) que vinham de outras ilhas que formam as Antilhas.

Nos anos 1950 a Jamaica estava se habituando a escutar o que vinha das estações de rádio americanas, desenvolvendo um gosto pelo Rhythm and Blues, o Jazz e demais variações da música popular norte-americana. Essa entrada de música americana era difundida também através dos Sound Systems que se originaram nos guetos de Kingston (capital jamaicana) e que consistiam de equipamentos de som à céu aberto onde eram reproduzidos os discos selecionados pelos dj's. Dois desses dj's e que posteriormente viriam a marcar profundamente a música jamaicana foram os produtores Coxsone Dodd (dono da mundialmente conhecida gravadora jamaicana Studio One) e Duke Reid (proprietário da Tresure Isle). Os sound systems tiveram um importante papel na formação da música moderna jamaicana pois impulsionaram o nascimento do Ska, do Rocksteady, do Reggae e do Dub.

No perímetro urbano da Jamaica, a novidade dos sound systems não agradou muito a classe média, que ainda preferia escutar o Jazz e o Rhythm and Blues americano, mais pelo status do que realmente pela musicalidade.

É desse ambiente cultural que surge o Ska, da mistura de ritmos locais (Mento), afro-caribenhos (Calypso) e norte-americanos (Jazz e Rhythm and Blues), sendo considerado o primeiro grande desenvolvimento da moderna música popular jamaicana, de onde dali a alguns anos iria brotar o Rocksteady e mais tarde o Reggae.

O Ska se caracteriza por ser um ritmo fortemente acentuado nos contratempos, nos 2o e 4o tempos do compasso, onde piano e guitarra acentuam os contratempos, enfatizados pelos metais, quando esses não estavam solando.
Com o seu desenvolvimento foram surgindo grandes solistas, principalmente dos metais, já que esses eram os instrumentos que mais se destacavam no todo da música, com solos que cada vez se aperfeiçoavam mais.
Parte da população jamaicana estava satisfeita e orgulhosa da nova música que estava sendo feita, outra parte achava o Ska um ritmo básico, com letras infantis, rimas simples e batida constante e de certa forma "dura".

Já no tocante ao contexto social da época ele era marcado por uma Jamaica conturbada, prestes a conseguir a independência nacional (6 de Agosto de 1962) perante a Inglaterra. O clima estava conturbado e muitos problemas sociais ocorriam. Muitos temas de Ska abordavam esses problemas, como Simmer Down dos Wailers, de 1964, que relatava os dias difíceis que estavam sendo vividos. A delinqüência juvenil também era crescente, da qual surgiu um grupo de jovens que eram considerados pequenos marginais, os rude boys, jovens negros e pobres dos guetos de Kingston que não tiveram oportunidade de viver no clima de euforia da independência, muitos tinham vindo do interior tentar a vida na cidade grande, mas só encontraram mais miséria ou o mundo do crime como alternativa. Assaltar turistas e comércios e fumar cannabis no monte Zion eram algumas de suas atividades quando não estavam esperando o próximo baile. Suas roupas eram baseadas nos personagens de filmes gangsteres americanos dos anos 30 e a maneira de dançar Ska chamava atenção, tanto pelas roupas quanto pela maneira imponente de dançar.

Posteriormente com a imigração para a Inglaterra, especificamente Londres, desses jovens e o contato com jovens brancos e pobres provenientes da classe operária nos bailes de música negra, fez nascer a figura do skinhead, que reúne elementos culturais tanto dos rude boys jamaicanos quanto dos mods ingleses.

Diz a lenda que foi atendendo a pedidos do público que o Ska foi um pouco desacelerado para que fosse possível encaixar uma letra de música, já que nele eram os metais quem preenchiam os compassos musicais. Outra versão conta que os instrumentistas dos metais estavam insatisfeitos com a pequena remuneração que recebiam e acabaram ficando para segundo plano, dando mais destaque ao vocal e aos outros instrumentos, como o baixo que criava novas linhas de riddins e a guitarra.

É nessa desaceleração do Ska que temos as origens do Rocksteady. Ele predominou nas paradas jamaicanas entre o Ska e o surgimento do Reggae, mais precisamente entre os anos de 66 e 68. É visto como uma fase de transição entre os dois ritmos. Não é tão rápido quanto o Ska e nem tão lento quanto o Reggae. Sua principal característica foi desviar mais a atenção para o vocal, com o surgimento de duos e trios vocais. Suas letras geralmente falam do cotidiano, prevalecendo às temáticas amorosas, com melodias bem definidas e harmonizadas.

Bob Marley chegou a gravar alguns temas de Rocksteady quando voltou dos EUA em 1966.

Como para se fazer Rocksteady não se necessitava de tantos instrumentistas quanto para se fazer um Ska, a produção musical jamaicana sofreu um intenso impulso, que fez a ilha fervilhar de novos talentos como Melodians, Heptones e Paragons. Por ter sua estrutura mais a ver com o Reggae do que com o próprio Ska, o Rocksteady tem sua história um pouco deixada de lado, ficando para o Reggae o maior reconhecimento pelo grande público e fama da música jamaicana.


Raphael Cruz (f.raphael.c@gmail.com)
Bergson Henrique (
magao_sppud@hotmail.com)


Fonte: zine Rude, Uma Menssagem Para Ti, Fortaleza, Ceará, 2008.